Projeto Aprendiz

O Projeto Aprendiz é uma iniciativa voltada para o ensino musical, que está em funcionamento em diversas regiões do Brasil, com excelentes resultados.

O Projeto é subordinado ao Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata. O Departamento de Louvor conta com a colaboração de membros de diversas regiões do País, distribuídos em várias frentes de trabalho, dentre elas o ensino musical. Métodos para o aprendizado de teoria musical, instrumentos, técnica vocal e sonorização são desenvolvidos voluntariamente por esse grupo e divulgados para as igrejas.

As regiões constituem o braço operacional responsável pela implantação, monitoramento e avaliação dos resultados do projeto no âmbito das respectivas regiões, entre outras ações ligadas ao louvor. 

Apostilas

As apostilas do Projeto Aprendiz estão disponíveis para consulta online e download, podendo ser adquiridas na Livraria do Instituto Bíblico e Maanaim ES.

Ações para a Implantação do Projeto

  1. Obtenção do material disponibilizado pelo Departamento de Louvor em meio digital;
  2. Análise da distribuição das igrejas nos polos/áreas/regiões, visando a estabelecer a melhor forma de alcançá-las com o ensino musical;

  3. O material a ser enviado para a região deverá conter a letra digitada do hino; a cifra; a partitura (se possível); a gravação do áudio (voz e instrumento com um teclado e/ou violão), de forma que a melodia e a letra fiquem nítidas; e, se possível, o relato da experiência com a revelação do hino. Deverá ser preenchido formulário próprio (segue anexo), contendo os dados do autor, do hino e nomes do pastor, da igreja e da região;
  4. Análise da distribuição das igrejas nos polos/áreas/regiões, visando a estabelecer a melhor forma de alcançá-las com o ensino musical;
  5. Obtenção do Plano de Aulas disponibilizado pelo Departamento de Louvor e adequação do planejamento à realidade da região/área/polo;
  6. Efetivação das inscrições dos alunos na região, área ou polo;
  7. Realização de Culto de Abertura do Período Letivo, com a participação dos professores e alunos;
  8. Realização de Reuniões Periódicas com os professores para avaliação do desenvolvimento dos alunos;
  9. Realização de Culto de Encerramento do Período Letivo, com a participação dos professores, alunos e familiares.

Os Cultos de Abertura e de Encerramento poderão ser organizados por região, área ou polo, observando-se as características de cada região.

Nota: No Período da Pandemia (COVID-19), os irmãos devem estar atentos às orientações disponibilizadas pelo Presbitério através das circulares.

Certificado de Participação

Para download

Planejamento

Caberá à Região definir as datas, horários e locais das aulas, conforme decisão tomada com a participação dos professores e com o conhecimento e colaboração dos pastores locais.

As aulas serão ministradas por irmãos voluntários, nas igrejas que possuírem estrutura física suficiente para acomodar os professores e os alunos, de acordo com o planejamento de aulas.

A Região deverá possuir uma secretaria para a realização de reuniões e organização dos materiais. A Região deverá divulgar amplamente a programação das aulas para as igrejas da região, disponibilizando o endereço de e-mail para contato.

O Professor

Para atuar como professor(a) no projeto é necessário ser membro da ICM, estar em comunhão com a igreja, ter condição técnica e o aval do pastor da igreja local.

O Aluno

Para ser aluno do projeto é necessário ser membro da ICM, estar em comunhão com a igreja, ter o aval do pastor da igreja local, além de ter condição de deslocamento para o local onde serão ministradas as aulas.

Receba nossos informativos

Fique por dentro dos eventos e das novidades que acontecem na nossa igreja.