Projeto Aprendiz

O Projeto Aprendiz é uma iniciativa voltada para o ensino musical, que está em funcionamento em diversas regiões do Brasil, com excelentes resultados.

O Projeto é subordinado ao Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata.

O Departamento de Louvor conta com a colaboração de membros de diversas regiões do País, distribuídos em várias frentes de trabalho, dentre elas o ensino musical. Métodos para o aprendizado de teoria musical, instrumentos, técnica vocal e sonorização são desenvolvidos voluntariamente por esse grupo e divulgados para as igrejas.

As regiões constituem o braço operacional responsável pela implantação, monitoramento e avaliação dos resultados do projeto no âmbito das respectivas regiões, entre outras ações ligadas ao louvor. 

Apostilas

As apostilas do Projeto Aprendiz estão disponíveis na Livraria do Instituto Bíblico.

Violino

Apostila de Clarineta

Prática de Conjunto Instrumental CIAs

Flauta Transversal

Apostila de Sax

Ações para a Implantação do Projeto

Seguem as ações necessárias para a implantação do Projeto Aprendiz:

01

Obtenção do material disponibilizado pelo Departamento de Louvor em meio digital;

02

Análise da distribuição das igrejas nos polos/áreas/regiões, visando a estabelecer a melhor forma de alcançá-las com o ensino musical;

03
O material a ser enviado para a região deverá conter a letra digitada do hino; a cifra; a partitura (se possível); a gravação do áudio (voz e instrumento com um teclado e/ou violão), de forma que a melodia e a letra fiquem nítidas; e, se possível, o relato da experiência com a revelação do hino. Deverá ser preenchido formulário próprio (segue anexo), contendo os dados do autor, do hino e nomes do pastor, da igreja e da região.
04

Análise da distribuição das igrejas nos polos/áreas/regiões, visando a estabelecer a melhor forma de alcançá-las com o ensino musical;

05

Obtenção do Plano de Aulas disponibilizado pelo Departamento de Louvor e adequação do planejamento à realidade da região/área/polo;

06

Efetivação das inscrições dos alunos na região, área ou polo;

07

Realização de Culto de Abertura do Período Letivo, com a participação dos professores e alunos;

08

Realização de Reuniões Periódicas com os professores para avaliação do desenvolvimento dos alunos;

09

Realização de Culto de Encerramento do Período Letivo, com a participação dos professores, alunos e familiares.

Os Cultos de Abertura e de Encerramento poderão ser organizados por região, área ou polo, observando-se as características de cada região.
Nota: No Período da Pandemia (COVID-19), os irmãos devem estar atentos às orientações disponibilizadas pelo Presbitério através das circulares.

Planejamento

Caberá à Região definir as datas, horários e locais das aulas, conforme decisão tomada com a participação dos professores e com o conhecimento e colaboração dos pastores locais.

As aulas serão ministradas por irmãos voluntários, nas igrejas que possuírem estrutura física suficiente para acomodar os professores e os alunos, de acordo com o planejamento de aulas.

A Região deverá possuir uma secretaria para a realização de reuniões e organização dos materiais.

A Região deverá divulgar amplamente a programação das aulas para as igrejas da região, disponibilizando o endereço de e-mail para contato.

O Professor

 

Para atuar como professor(a) no projeto é necessário ser membro da ICM, estar em comunhão com a igreja, ter condição técnica e o aval do pastor da igreja local.

O Aluno

Para ser aluno do projeto é necessário ser membro da ICM, estar em comunhão com a igreja, ter o aval do pastor da igreja local, além de ter condição de deslocamento para o local onde serão ministradas as aulas.

TOPO });